Contactos

HORTIFRUTI WM COMA BEM

  • Pessoa de contato: wagner adilson WM
  • Telefone: +55 (11) 99384-05-06
  • Endereço postal: r horma 214, São Paulo, São Paulo, 02984000, Brasil

Renovações do site
Achachairu, foto 1
  • Achachairu, foto 2
  • Achachairu, foto 3

Achachairu

Pratique hábitos saudáveis. A alimentação equilibrada previne sua família de inúmeras doenças.
sob encomenda
Preço a confirmar
Condições de pagamento e frete
Informação de contato
  • Pessoa de contato: wagner adilson WM
  • Telefone: +55 (11) 99384-05-06
  • Endereço postal: r horma 214, São Paulo, São Paulo, 02984000, Brasil
Descrição detalhada de um produto

Nome da fruta: Achachairu

Nome científico: Garcinia intermedia (Pittier) Hammel

Família botânica: Clusiaceae (Guttiferae)

Categoria:

Origem: México e América Central

Características da planta: Árvore geralmente de até 6 metros de altura, com látex amarelo. Flores alvas, reunidas na axila das folhas.

Fruto: Tipo baga, globoso, amarelo-alaranjado. Polpa adocicada, muito aromática, envolvendo uma a duas sementes.

Frutificação: Duas a três vezes ao ano

Propagação: Semente

O achachairu é fruto humilde. Discreto em sua miudeza, permanece em pequenos grupos próximos à folhas verde-escuras da árvore de florzinhas brancas, mirradas, que quase não alcançam meio centímetro. O fruto, um pouco maior, chega no máximo a 2,5 cm de diâmetro. Ali, no meio da mata, o achachairu aguarda até que algum habitante da floresta, carente de alimento, o apanhe para se saciar com sua polpa esbranquiçada, de sabor agridoce e aroma agradável, mas de aspecto pouco atraente.

Mas, se o achachairu não for colhido por homem, mulher ou criança de passagem, não há problema, pois seus principais consumidores, na verdade, são outros. Talvez menos exigentes quanto à necessidade de atrativos e menos avessos ao líquido branco que a planta exsuda quando cortada ou partida, são os macacos e os pássaros que mais fazem uso do achachairu. Daí ser a planta conhecida também pelo nome de fruto-de-macaco.

Originário do México e da América Central, com maior frequência nas proximidades do Canal do Panamá, o achachairu espalha-se discretamente pelas florestas brasileiras de clima e vegetação semelhantes aos da região de origem da planta. Por aqui, o achachairu possui parentes bem mais conhecidos e aproveitados comercialmente, como o bacuri e o bacupari, também da família das Gutíferas.

Embora o achachairu não receba grandes atenções daqueles que o encontram pelo caminho, a fruta esforça-se para isso, revestindo-se das cores nacionais. O fruto, quando verde, é bem verde, verde-escuro. Quando amadurece, vai-se amarelando, até quase exatamente a cor de ouro predominante na nossa bandeira. Depois, o achachairu, ainda abandonado, vai desistindo dessa possível estratégia de atração, alaranjando-se até apodrecer.

Categoria do catálogo Negociol.com: Outros frutos em São Paulo
Criado: 15/12/12 17:59
Alterado: 15/12/12 17:59